Google Play com porcentagem de falhas e aplicativos que não respondem determina a qualidade técnica exigida pelo Google; Os aplicativos podem ser arquivados na plataforma
Existem muitos aplicativos em lojas digitais móveis, mas nem todos têm o nível de habilidade esperado dos usuários. Com isso em mente, o Google Play anunciou que trará mais visibilidade aos aplicativos de maior qualidade em sua loja digital, enquanto os aplicativos de nível mais baixo serão excluídos das propostas. Portanto, a empresa espera aumentar os esforços dos desenvolvedores para fornecer melhores produtos.
O anúncio foi feito em um post no Android Developers Blog nesta quarta-feira (2). As palavras publicadas destacam a pesquisa de alto nível no Google Play, além de apresentar novas formas de determinar a qualidade da plataforma.
Como resultado, foram identificadas duas medidas prioritárias, que juntas definirão os “principais indicadores importantes”:
- A “User-perceived crash rate” determina a porcentagem de usuários ativos que notaram algum crash no app. Ela não pode passar de 1,09% em todos os aparelhos e de 8% por modelo.
- Já a “User-perceived ANR rate” é definida através da porcentagem de usuários ativos que tiveram a experiência de pelo menos um ANR (app não respondendo). A exigência é não superar os 0,47% em todos os aparelhos e 8% por modelo de celular.
Se o aplicativo ficar acima dos números limites dos “core vitals”, o Google Play poderá diminuir a visibilidade do produto para os usuários da plataforma. Além disso, a empresa adicionará um aviso de que o título poderá não funcionar corretamente no dispositivo móvel da pessoa.
Segundo o Google, as mudanças vão entrar em vigor a partir do dia 30 de novembro de 2022.
Exemplo de como vai ser o aviso na plataforma (Imagem: Divulgação / Google Play)
Plataforma da Google Play vai oferecer ferramentas para manter qualidade
Na mesma postagem, o Google afirmou que está trazendo recursos para auxiliar os desenvolvedores a manterem o alto nível de seus títulos. A ideia é facilitar o monitoramento e as ações quando forem necessárias.
As principais métricas estarão facilmente visíveis na plataforma Play Console do Android, mas também marcarão presença na página de Play Developer Reporting API.
O time de desenvolvimento terá acesso aos números diariamente para focar seus esforços em corrigir erros assim que eles forem descobertos. Ademais, o Android vitals (serviço para desenvolvedores) vai avisar quando os números estiverem próximos de ultrapassarem as taxas exigidas. Ele também vai comunicar em quais aparelhos e quantos usuários foram afetados.
Por último, o Google sugere que o desenvolvedor priorize os problemas mais comuns, pois são eles os que mais afetam a porcentagem do “User-perceived crash rate” e do “User-perceived ANR rate”.
A meu ver, esse caminho é bem-vindo, já que não é raro encontrar aplicativos que não funcionam bem na plataforma. A Apple, por exemplo, já faz algo similar desde 2017, exigindo muita competência do que oferece em sua loja digital.
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