Máquina virtual Debian no VirtualBox pode ser feita conforme os passos mostrados a seguir.
- Pesquise e acesse na web: Downloads — Oracle VM VirtualBox. Você encontrará a tela da imagem a seguir. Para baixar a versão para Windows, clique em “Windows hosts“.
Existem versões desenvolvidas para outros sistemas operacionais, como: OS X, Linux e Solaris.
- Após realizar o download, clique no arquivo de instalação e siga os passos mostrados na próxima imagem:
- Após concluir a instalação, abra o VirtualBox clicando no menu “iniciar” do Windows e digite “virtualbox“, conforme imagem a seguir:
- Após abrir o programa, clique no menu “Máquina” >> “Novo…“:
- Digite o nome da sua VM (ex.: Debian). No tipo, escolha “Linux“; na versão, escolha “Debian (64-bit)“. Ajuste o tamanho da memória física (RAM) conforme desejado, lembrando que deverá existir um bom dimensionamento para que haja recursos de memória suficientes tanto para a execução do SO hospedeiro, ou “host” (nesse exemplo, o Windows 10), quanto para a execução do SO hóspede, ou “guest” (nesse exemplo, o Debian).
Observe que existe uma escala entre o valor mínimo (verde), possível de alocar, até o valor máximo (vermelho), correspondente à quantidade de memória física (RAM) instalada no seu computador. Caso o “host” fique com pouca memória, não será capaz de executar a VM. O mesmo raciocínio vale para o “guest”, ou seja, caso haja pouca memória física disponível, a execução do SO poderá ficar comprometida ou até mesmo inviável.
Em “Disco rígido“, marque a opção “Criar um novo disco rígido virtual agora“. No final, clique no botão “Criar“. A respectiva tela pode ser vista na imagem a seguir:
- Na tela “Criar Disco Rígido Virtual“, ilustrada na próxima imagem, defina o tamanho do arquivo. O VirtualBox criará um arquivo que será equivalente ao disco rígido físico instalado no seu computador (porém, representado “virtualmente”).
Defina um valor que julgar conveniente às suas necessidades.
Para esse exemplo será definido o valor 8,00 GB, mas, em um servidor de rede “da vida real”, pode ser necessário alocar mais espaço no disco virtual.
Aqui, podemos deixar as opções padrão nos campos “Tipo de arquivo de disco rígido” (VDI) e “Armazenamento em disco rígido” (dinamicamente alocado).
- Agora, basta clicar duas vezes na VM criada para iniciar a VM. Na primeira vez em que a VM for executada, surgirá a janela “Selecione o disco rígido de boot“. Clique no ícone da pasta:
- Na tela “Seletor de Discos Ópticos” (próxima imagem), clique em “Acrescentar“; navegue até o diretório em que se encontra o arquivo de instalação do Debian, baixado anteriormente, e selecione o arquivo.
- Para realizar o boot do Debian no VirtualBox, clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse no nome da sua máquina virtual ou dê um clique simples no nome da sua máquina virtual e, depois, clique no botão Iniciar, conforme mostrado na imagem a seguir:
- Assim que terminar a instalação do sistema operacional, crie um “snapshot” do estado do sistema. Clique na VM desejada. Depois, acesse o menu: Snapshot >> Criar… >> Digite o nome do seu snapshot.
Isso é útil para que você possa reverter o sistema para um estado anterior em que tudo estava funcionando normalmente, como, por exemplo, após algum tipo de comprometimento das configurações do sistema ou instalação malsucedida de um software. É recomendável realizar esse procedimento periodicamente.
Habilitação do Hyper-V no Windows
Para habilitar o Hyper-V no Windows 10, siga estes passos:
- Clique no menu iniciar, digite “painel de controle” e clique no ícone correspondente:
- Dentro do painel de controle, clique em “Programas e Recursos“:
- Clique na opção “Ativar ou desativar recursos do Windows“, conforme imagem a seguir:
- Selecione Hyper-V e clique em OK:
- Reinicie o computador após a solicitação feita pelo Windows.
Veja mais tutoriais aqui
Deixe uma resposta
Ver comentários