Uber tem prejuízo de US$ 1,2 bilhão, mas o número de viagens aumentou

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Uber não registrou lucro no terceiro trimestre de 2022, mas viu seu prejuízo líquido diminuir 50%

A Uber começou a divulgar os resultados financeiros de suas operações no terceiro trimestre de 2022 em novembro de 2022. Os números mostram que a empresa encerrou o período com prejuízo de US$ 1,2 bilhão. Mas nem tudo é ruim. As perdas diminuem ano a ano. Além disso, o número de corridas aumentou 26% entre julho e setembro.

Mais corridas, mais motoristas


Vários países, incluindo o Brasil, experimentaram uma escalada da inflação nos últimos meses. Entre os acionistas da Uber, há preocupações de que esse cenário leve a menos corridas. Como ficou claro, não foi isso que aconteceu.


Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, disse: “Embora o ambiente macroeconômico permaneça incerto, o negócio principal da Uber está mais forte do que nunca”.


Comparado ao mesmo período de 2021, o número de viagens via Uber aumentou 26%. Enquanto isso, o número de usuários ativos mensais cresceu para 124 milhões, um aumento de 14% ano a ano.


Nos EUA e em outros países, a Uber viu uma diminuição no número de motoristas que trabalham com a plataforma. Isso não é bom não apenas porque reduz o número de veículos disponíveis, mas também porque aumenta o preço para o usuário.

Mas esse problema também foi superado. No fim de setembro de 2022, a base de motoristas do serviço era equivalente ao número registrado no mesmo período de 2019, revela a empresa.

De modo geral, a Uber celebra a recuperação de atividades no cenário pós-pandemia. No último trimestre, o número de usuários do serviço superou a base registrada antes de as ações de prevenção à COVID-19 começarem.

Não teve lucro, mas o prejuízo diminuiu

Apesar de uma nuvem de alívio pairar sobre a Uber, o momento ainda exige atenção. No terceiro trimestre de 2022, a companhia registrou receita de US$ 8,34 bilhões, aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado (US$ 4,84 bilhões). Mas o prejuízo líquido ficou em US$ 1,2 bilhão.

Que fique claro que esses números não envolvem somente viagens de passageiros. O Uber Eats (que foi descontinuado no Brasil para entregas de restaurantes) e as entregas de encomendas também. A receita por categoria ficou assim:

  • Passageiros: US$ 3,82 bilhões
  • Uber Eats: US$ 2,77 bilhões
  • Entregas: US$ 1,75 bilhões

A situação não chega a ser dramática, porém. No terceiro trimestre de 2021, quando os efeitos da pandemia ainda eram muito presentes, a Uber viu o seu prejuízo ficar em US$ 2,43 bilhões. Houve uma diminuição de 50,6% no prejuízo líquido, portanto.

Já o Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do trimestre ficou em US$ 516 milhões, número acima do que previam os analistas de mercado (US$ 457,7 milhões), explica a CNBC

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Uber Eats (imagem: Robert Anasch/Unsplash)

E para o trimestre atual?


No quarto e último trimestres de 2022, a Uber estava otimista com seus números operacionais, mas sem crescimento. Por exemplo, espera-se que o Ebitda fique entre US$ 600 milhões e US$ 630 milhões, de acordo com as projeções da empresa. Mas não é esperado lucro líquido para o período.

Em última análise, a impressão da empresa é que seu caminho para a lucratividade ainda está em construção, mas evoluindo lentamente.

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