WhatsApp libera o novo recurso para alguns usuários; esta ferramenta permite criar “subgrupos”
O lançamento do recurso WhatsApp Comunidades para todo o mundo — exceto para o Brasil. A ferramenta funciona como um gerenciador de grupos (ou um hub), por onde admins podem criar diversos “subgrupos” relacionados a algum tema em comum, como um colégio ou condomínio.
No Brasil, o Comunidades só chegará em 2023. O Meta atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e estendeu o adiamento da ligação para o país. Quando anunciou a ferramenta, o WhatsApp disse que só a disponibilizará após a eleição deste ano.
Vários grupos em um só lugar
A ferramenta do WhatsApp permitirá que administradores criem diversos “subgrupos” para um único tema — similar ao Discord e os canais dentro de um servidor. Alguns exemplos práticos do uso da ferramenta seriam a formação de uma comunidade de uma escola ou de um condomínio.
Um diretor de escola pode formar, dentro da comunidade, um grupo para cada turma, sendo capaz de enviar uma mensagem direcionada para os pais de determinados alunos. Em um condomínio, uma síndica pode informar sobre um problema específico em algum bloco, sem “spammar” os outros moradores.
As comunidades do WhatsApp também permitem que os administradores enviem mensagens para todos os grupos da comunidade de uma só vez. Esse recurso preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o MPF, pois facilitará a disseminação de fake news.
Brasil só terá WhatsApp Comunidades em 2023
Ao anunciar a ferramenta, a Meta anunciou que o WhatsApp Comunidades não seria lançado no Brasil até depois das eleições. A medida foi tomada pela própria empresa após um acordo com o TSE. A Meta se comprometeu a coibir a disseminação de fake news em suas plataformas — e não lançaria grandes atualizações durante as eleições.
No entanto, o MPF recomendou que as Comunidades do WhatsApp não sejam lançadas até janeiro de 2023. O órgão se preocupou com a possibilidade da funcionalidade servir para espalhar fake news sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro — passado o pleito, a recomendação do MPF se mostrou acertada.
Anuncie mais novidades
Em um vídeo que revela o lançamento global das Comunidades do WhatsApp, Mark Zuckerberg também anunciou a chegada de uma ferramenta de votação para grupos e videochamadas com até 32 participantes. As videochamadas também terão links compartilháveis, facilitando o acesso às reuniões agendadas.
Leia também: Como tirar o online do Whatsapp? Veja agora
Deixe uma resposta
Ver comentários